ENTRE O "ANALÓGICO" E O "DIGITAL"

 
"Qualquer reflexão sobre o futuro dos sistemas de educação e de formação na cibercultura deve ser fundada em uma análise prévia da mutação contemporânea da relação com o saber."
(Do livro CIBERCULTURA de Pierre Lévy)



A tecnologia aplicada à educação já existe há muito tempo; lousa, giz e livros são bons exemplos disso. Mas, no século 21, quando nos referimos à tecnologia, normalmente o fazemos tendo em mente os aparatos e ferramentas digitais.

Embora muitos softwares e aplicativos já estejam sendo utilizados na educação há algum tempo - de formas pontuais, aqui e ali, sem muito critério ou pedagogia envolvida -, não há um currículo mínimo, por exemplo, nessa área, que defina quais são as ferramentas básicas que os educadores devem saber utilizar no seu cotidiano. Além disso, muitos dos cursos de pedagogia e licenciatura não estão preparados para essa nova forma de ensinar e não capacitam os educadores nesse quesito.

Portanto, está claro, a meu ver, que estamos numa fase de transição entre o "analógico" e o "digital". A questão é que não podemos ficar muito tempo nesse "entre". As novas gerações de alunos e a sociedade não podem e não vão esperar. 

E é sobre esse tema tão fascinante quanto assustador para muitos e também tão necessário e importante para todos nós que vamos nos debruçar neste blog para contribuirmos, da melhor forma possível, com a qualificação tecnológica docente para, deste modo, ajudar a alavancar o ensino, principalmente, básico no Brasil.

Sejam todos bem-vindos!

Prof. Carlos Sanches
Especialista e consultor em tecnologia educacional

Comentários

  1. Prof. Sanches,
    Interessante a introdução, mas sai muito caro desenvolver, por ex. ciências naturais desde a pré-escola ao ensino fundamental, e boa parte desta "clientela" não tem acesso à Internet com velocidade. Ainda mais que é uma ciência experimental e depende de um mínimo de equipamento de Lab.; penso que cursos de extensão aos docentes seria a primeira opção; a menos que tenhamos fonte de financiamento para programas em TC!
    Att. Prof. Amauri Bartoszeck, consultor acadêmico e de pesquisa científica/PR

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

CODE WEEK 2020 EM OUTUBRO