EDIÇÃO DE VÍDEOS

Como a edição de um vídeo pode torná-lo mais didático

 

Um vídeo educativo pode ser, simplesmente, gravado sem edição. Porém, editado de modo pedagógico, resultados muito mais positivos e eficazes - com relação à aprendizagem - podem ser obtidos.

O vídeo que estou disponibilizando neste post, foi editado pensando no que realmente deve ser realçado e indicado ao aluno para uma melhor compreensão do que se deseja explicar.

 

Na edição de um vídeo, podemos trabalhar em várias vertentes pedagógicas:
  •     Realçar visualmente pontos importantes do vídeo
  •     Destacar partes do vídeo com ferramentas criadas para esse fim
  •     Inserir textos para fixação de determinados conceitos
  •     Inserir interatividade, dependendo do editor
  •     Inserir legendas, inclusive em outras línguas
  •     E muito mais

Editar vídeos, nesse contexto, a meu ver, é, na atualidade, uma habilidade muito desejável para todos que trabalham na área educacional dando aulas ou preparando materiais didáticos.

Alguns educadores, entre os quais eu me incluo, são favoráveis a que os educadores dependam cada vez menos de soluções prontas e que se capacitem cada vez mais em produzir seus próprios conteúdos.

Isso faz muito sentido, pois cada escola tem seu projeto pedagógico; cada professor é único; cada comunidade tem sua cultura; ou seja, cada micro-universo escolar é único. Então, por que utilizar soluções prontas, que geralmente são feitas para uma "média", e não produzir seus próprios conteúdos, assim como se opta por seus próprios projetos pedagógicos?

Esse vídeo, produzido por mim, faz muito sucesso entre os alunos do 3º ano do ensino médio. O retorno que eu tenho é muito gratificante, inclusive com alunos de países de língua estrangeira que já me solicitaram legendas - que incluirei em breve.

O "segredo", se é que posso chamar assim, foi tornar visível e palpável um assunto muito abstrato que, na forma como está colocado em 2D - duas dimensões - em livros e lousas, digamos assim, é de difícil compreensão para quem não gosta dele e/ou não é da área.


A minha ideia foi mostrar um modelo 3D para explicar o assunto. Mas, só ele não ajudaria muito se não houvesse as importantes inserções no vídeo permitidas pelo editor.


Para assistir ao vídeo, clique aqui.


Por prof. Carlos Sanches





 

Comentários

  1. Boa tarde Carlos
    Venho do Educadores Multiplicadores conhecer teu espaço e fiquei fascinada com tuas propostas no que concerne às midias. Espero que você encontre grandes parceiros no EM. Felicidades por e muito sucesso
    Um abraço
    Gracita

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Gracita. A utilização das tecnologias na educação é um caminho sem volta. Porém, é necessário aprender a utilizá-las de modo a inseri-las no processo de ensino-aprendizagem. As tecnologias não são um fim e sim um meio.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Carlos Sanches e amig@s,
    Tenho trabalhado aqui escola de Ensino Fundamental a criação de vídeos educativos, a questão neste momento é que percebo a necessidade de avançar para edição em ambiente Android, pois a cada dia é maior a presença de tablet e smartphone na escola despesa do assim o uso da sala de informática. ENTÃO, qual ou quais os editores em Android?

    ResponderExcluir
  4. Olá Romildo!
    Eu, realmente, não entendi seu questionamento. A edição de vídeos independe da plataforma em que ele vai rodar, pois o que importa é a extensão em que você o salva.
    Abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

CODE WEEK 2020 EM OUTUBRO