TECNOLOGIA EDUCACIONAL

TECNOLOGIA NAS ESCOLAS

   

Qual é a real importância da tecnologia nas escolas? Qual é o seu papel e como ela pode, efetivamente, agregar valor ao processo de ensino e aprendizagem? 




tecnologia nas escolasVivemos no século 21 e uma crítica muito ouvida no meio educacional é a seguinte: a escola é do século 19, os professores são do século 20 e os alunos, do século 21.

Pois bem, por esse raciocínio, então, só os alunos estão no tempo correto - e sempre estarão -, independente do século em que estejam estudando.

A escola deve se adequar aos novos tempos? Na minha opinião, sim sem a menor sombra de dúvida. E os professores? Também. Agora, como e por que fazer isso?

No meu ponto de vista, o ensino deve ser mais prático e vivencial, com mais laboratórios e experimentações, inclusive nas matérias de humanas, tidas como muito teóricas. Isso não é uma ideia nova. Quem se lembra do movimento escolanovista e o que ele propunha?

Penso que cada escola tem seu projeto pedagógico próprio, sua comunidade, sua cultura e tudo mais. Independentemente disso, aulas por projetos, experimentações, "teatralização" de alguns temas devem ser implantados e incentivados para dar mais significado ao que se ensina e se aprende.

E a tecnologia, como ela pode ajudar? Textos, apresentações, planilhas, vídeos, áudios, entrevistas e outras coisas mais podem ser produzidas a muitas mãos e compartilhadas em nuvem para que todos possam acessá-las e dar suas opiniões a respeito do que está sendo produzido.

A tecnologia, na forma de editores de textos, de editores de áudio e vídeo, de imagens, de planilhas, de conversores, de nuvens, de apresentações, fornece o meio para que o processo de ensino e aprendizagem autoral e colaborativo aconteça de fato.

O estímulo à aprendizagem flui de modo mais intenso e de acordo com as competências e habilidades - essas, de fato, fundamentais - que se desejam no século em que vivemos.

Estamos no período conhecido como "pós-industrial" ou "Era do conhecimento". As competências e habilidades desejadas na atualidade são a autoria, a colaboração, a inovação, a criatividade e o senso crítico, entre outras, além dos hábitos mentais - persistência, pensar de modo flexível, etc. Mais do que conteúdos - que serão sempre importantes, claro - é imperativo saber o que fazer com eles e como os produzir, divulgar e compartilhar.

Não podemos mais ficar apenas despejando conteúdo da forma que fazíamos até o período industrial. Anteriormente, acredito que fazia algum sentido, mesmo sendo favorável a um ensino mais significativo nessa época também, dependendo dos objetivos a serem alcançados.

Mas agora, realmente, não há mais sentido em continuarmos assim. A escola é uma; o mundo é outro. Mas, não se pode ter uma educação significativa sem a tecnologia? Claro que sim! Mas, se a tivermos ao alcance das mãos, por que não a utilizarmos da melhor maneira possível como um meio importante para atingirmos nossos objetivos de ensino e de aprendizagem?

Algumas escolas já estão entrando com tudo nessa área. Veja essa interessante matéria a respeito.

Para finalizar: sou a favor da tecnologia bem utilizada para promover um moderno, atual e significativo projeto de ensino e aprendizagem. Mas, para tal, sempre deve-se consultar especialistas e fazer cursos a respeito. A recomendação é trabalhar o uso pedagógico das tecnologias utilizadas e ter, sempre que possível, profissionais de TI - tecnologia da informação - para permitir, tecnicamente, que tudo flua de acordo com o esperado.

O uso pedagógico das tecnologias atua na "união" entre pedagogia e tecnologia, onde se aprende a utilizar a segunda para se atingir os objetivos de ensino e aprendizagem. Os projetos são bem peculiares, pois os casos e necessidades de cada escola variam muito.

Enfim, se você é professor, educador, mantenedor de escola ou atua no meio educacional de alguma forma, invista em tecnologia educacional. Os resultados para todos os envolvidos valem a pena.

By Prof. Carlos Sanches








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