RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS

O EFEITO MORPH COMO RECURSO DIDÁTICO

 

Você já pensou em "dar um recado" sobre um tema ou conteúdo educacional através de uma sequência de imagens que se transformam durante alguns segundos?

 

efeito murph
O efeito Morph é aquele que ficou famoso, há algum tempo, por mostrar a transformação de vários rostos, em sequência, durante um determinado intervalo de tempo, onde o rosto de alguém se transformava em outro de uma pessoa diferente da anterior e assim por diante. 

Ele pode ser definido como aquele que transforma uma imagem em outra através de uma transição suave de acordo com pontos comuns configurados por quem o produz.

Ou seja, não se trata apenas de uma transição convencional e sim de uma verdadeira transformação de algum "objeto" - nome atribuído de modo geral - em outro. Isso só é possível por causa dos pontos que são adicionados e definidos em todas as imagens que se deseja transformar - procedimento que não ocorre numa simples transição de imagens.

Esses pontos são configurados pelo produtor do efeito do modo que ele quiser, mas, os melhores resultados em relação a uma transformação mais realista ocorrem quando eles são adicionados em posições correlatas em todas as imagens.

Existem várias aplicações para esse efeito. A propaganda e a publicidade talvez sejam as mais óbvias para muitos. Por outro lado, uma das menos pensadas, certamente, e que, a meu ver, tem um grande potencial ainda não explorado, é a aplicação educacional.

Fatos históricos; transformações celulares; fases de desenvolvimento de plantas e reações químicas são algumas das ideias temáticas que me ocorrem para a aplicação desse efeito e que, se bem planejadas, podem render bons frutos como um complemento visual, tanto na apresentação do conteúdo como no seu fechamento. 

 Assista, clicando aqui, a um vídeo que mostra como esse efeito funciona.

Para melhor visualização e envolvimento com o efeito, assista em tela cheia e em HD. Para isso, clique no botão de tela cheia e no da engrenagem - selecionando a opção HD -, localizados na parte inferior do player, respectivamente.



Enjoy!

Prof. Carlos Sanches







 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

CODE WEEK 2020 EM OUTUBRO