ENTREVISTA

ENTREVISTA COM CLÁUDIA COSTIN

 

Em entrevista concedida ao site Um Brasil - publicada em março desse ano em vídeo -, a atual Diretora Global de Educação do Banco Mundial, comenta vários temas importantes que devem ser discutidos pelos educadores brasileiros

 

Cláudia CostinVários pontos chamam a atenção nessa entrevista da educadora Cláudia Costin. Alguns são bem conhecidos dos educadores brasileiros; outros, creio eu, nem tanto.

Independentemente do conhecimento a respeito dos temas tratados por ela, alguns pontos merecem destaque e devem, na minha opinião, ser debatidos com a urgência pertinente a cada um deles.

Segue, abaixo, uma lista com algumas das ideias e pensamentos da Cláudia Costin expressados durante a entrevista - alguns polêmicos - que podemos começar a discutir por aqui.
  •  "O desafio, agora, é sair do processo de massa, quase fabril, de ensinar a todos de uma maneira igual - professor escrevendo no quadro e os alunos copiando, independentemente das habilidades e talentos de cada criança - para um processo um pouco mais personalizado de aprendizagem."
  • "Nós temos 250 milhões de crianças que, apesar de terem passado alguns anos na escola, não sabem ler, escrever e fazer operações básicas de matemática."
  • "A universidade, no Brasil, forma enfatizando fundamentos da educação e não prepara o professor para uma profissão."
  • "O que está acontecendo na sala de aula? Em primeiro lugar, um professor desmotivado que não fez as pazes com a sua profissão e com as novas demandas da sua profissão."
  • "Essa formação em serviço também é inadequada. A colaboração entre professores numa mesma escola é muito mais importante do que se fazer cursos lá fora."
  • "As formações são irrelevantes para o que se passa na sala de aula."
  • "Há um mito, no Brasil, que a escola pública é muito ruim e que a escola particular é muito boa. Ambas são ruins."
  • "Nós somos um país de não leitores; de elites não leitoras."
Creio ser pertinente debatermos esses e outros pontos abordados nessa entrevista para avançarmos, não só no debate de ideias, mas, também, na efetivação das propostas em torno das quais haja algum tipo de consenso.

Vamos ao debate?

A entrevista, na íntegra e em vídeo, pode ser acessada nesse link.

Enjoy!

Prof. Carlos Sanches

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

CODE WEEK 2020 EM OUTUBRO