NOVAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS

MODELO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA USO DO EXCEL NUMA NOVA ABORDAGEM PEDAGÓGICA

 


Tabela Periódica Interativa
Um dos mais famosos - sucesso de público e crítica - e bem-sucedidos softwares de produtividade da Microsoft é, sem dúvida, o Excel.

Trata-se, de modo sucinto, de um programa concebido para criar, editar e exibir planilhas. 

Pois bem, você já imaginou utilizá-lo para desenvolver competências e habilidades de lógica e matemática - por exemplo -, inerentes ao Excel e, ao mesmo tempo, de outras dentro de uma temática curricular numa única "apresentação" ou planilha?

Essa é a minha sugestão nesse post. Preparei uma planilha modelo no Excel com uma Tabela Periódica Interativa que "linka" os elementos nela presentes às suas propriedades. Essa Tabela pode ser acessada nesse link.

A ideia é que os alunos a analisem e, na sequência, tentem produzi-la - preferencialmente em grupo e com alguém que tenha domínio do Excel para fazer a mediação -, incluindo modificações que julgarem pertinentes e interessantes.

O que se desenvolve com relação a competências e habilidades com essa "tarefa"? Vejo duas sequências de "aprendizagens" e questionamentos envolvidos nesse processo. A primeira relacionada ao Excel e à Matemática:

  • Noções de colunas e linhas para procurar um valor.
  • Como uma determinada função procura esse valor?
  • Qual a lógica envolvida na função PROCV?
  • Utilização de links internos.
  • Possíveis funções das células no Excel.
  • Como os dados são exibidos nos gráficos?
  • Configuração de layouts    

 A segunda está relacionada ao conteúdo específico que abordei nesse material (Química), mas que pode, claro - e deve - ser formatado para outros conteúdos.

  •  Discutir por que os pontos de fusão (PF) e de ebulição (PE) são tão diferentes entre os elementos.
  • Quais são os possíveis fatores que podem determinar essas diferenças?
  • O que temos de pesquisar e discutir para saber se estamos pensando de modo coerente com os dados observados?
  • Propor uma hipótese e testá-la.

Esse modelo tem a proposta de ser útil e servir de inspiração para que outros façam o seu próprio, tornando as nossas aulas mais atraentes, significativas e interdisciplinares.

Enjoy!

Prof. Carlos Sanches




  

Comentários

  1. Olá, gostei da sua postagem.
    Se puder visitar meu site para conferir minhas postagem também eu agradeço.
    http://canalassistec.blogspot.com.br/
    Até a próxima.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

METODOLOGIAS ATIVAS

RELATÓRIOS EDUCACIONAIS

EDIÇÃO DE VÍDEOS