METODOLOGIAS ATIVAS

INVERTENDO A SALA DE AULA...E A ABORDAGEM

  

SALA DE AULA INVERTIDA
Dentro ou fora da sala de aula, a maneira de expor um assunto/matéria/tópico pode ser invertida.
Mais que isso: a partir de um vídeo ou animação, por exemplo, pode-se estimular a reflexão e não apenas fazer a inversão da exposição do conteúdo.

Um exemplo que eu gostaria de citar é o estudo de um modelo atômico. Na abordagem tradicional, o professor explica como ele é através de um determinado conteúdo expondo-o na lousa e, depois, propondo a resolução de exercícios que se encontram nas apostilas/livros adotados por ele. 


Dessa forma, o aluno, de modo passivo, vê aquela explicação pronta e acabada e, mais tarde, pode propor algum tipo de questionamento.

Numa abordagem "invertida", os alunos podem - a partir da visualização da experiência que foi realizada por um cientista à época para se chegar a ele (na animação a seguir)  - propor o próprio modelo. Ou seja, a metodologia torna-se ativa!

Vantagens: dividindo-se a turma de alunos em grupos - para facilitar o gerenciamento e a mediação na sala -, desenvolvem-se, entre outras, habilidades como colaboração, investigação, senso crítico, criatividade, resolução de problemas, proposição de hipóteses, etc.

Esse é um exemplo bem simples, barato e prático de como podemos tornar nossas aulas mais interessantes com resultados mais significativos e duradouros para os alunos.


O envolvimento, a participação ativa nos questionamentos e discussões e a reflexão para se chegar ao modelo - sem ter o conhecimento dele pronto em algum livro ou site na web - a partir de conhecimentos básicos sobre o assunto, desenvolvem as habilidades citadas anteriormente e as consequentes competências tão necessárias nesse século.

A proposta, nessa animação, é pensar no significado dos pontos 1, 2 e 3 que aparecem a medida que se clica em qualquer ponto dela.

A partir disso, propor hipóteses e discussões para se chegar a um modelo atômico que as sustentem.

Clique, para ver a animação, nesse link.

Enjoy!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

CODE WEEK 2020 EM OUTUBRO