SCRATCH


SINCRONIZAÇÃO E PROGRAMAÇÃO PARALELA NO SCRATCH

 

Scratch_sincronização
Um dos pontos mais importantes e interessantes em animações é a sincronização entre as partes envolvidas.

No Scratch, podemos desenvolver animações com uma sincronização perfeita através dos blocos "Envie mensagem" e "Quando receber mensagem" atuando em conjunto.

O primeiro bloco envia " a mensagem" no tempo em que ela deve ser enviada - após algum evento, fala, etc. O segundo, a recebe e "dispara" a ação escolhida. Se esses blocos não existissem, teríamos de calcular os tempos necessários todas as vezes que fizéssemos esse tipo de coisa.

Por exemplo: imagine várias falas de personagens em que um deve falar após o outro. As falas duram um certo tempo e as demais, na sequência, devem "esperar" até que as anteriores sejam completadas. O cálculo do tempo de cada fala seria excessivamente trabalhoso e haveria uma grande perda de tempo. E se, ainda, quiséssemos, após a fala de alguma personagem, "rodar" uma música? Teríamos de calcular o tempo de todo projeto até o ponto em que desejássemos que ela fosse reproduzida?

Pois bem, nessa perspectiva, a animação abaixo mostra um projeto com a utilização desses blocos na prática. Se quiser observar como esses blocos são inseridos no código e saber mais sobre o projeto, clique no botão "Ver interior" na página da web do mesmo.

 

Enjoy!

Prof. Carlos Sanches

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

CODE WEEK 2020 EM OUTUBRO