Postagens

NOVAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS

Imagem
MODELO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA USO DO EXCEL NUMA NOVA ABORDAGEM PEDAGÓGICA   Um dos mais famosos - sucesso de público e crítica - e bem-sucedidos softwares de produtividade da Microsoft é, sem dúvida, o Excel. Trata-se, de modo sucinto, de um programa concebido para criar, editar e exibir planilhas.  Pois bem, você já imaginou utilizá-lo para desenvolver competências e habilidades de lógica e matemática - por exemplo -, inerentes ao Excel e, ao mesmo tempo, de outras dentro de uma temática curricular numa única "apresentação" ou planilha? Essa é a minha sugestão nesse post. Preparei uma planilha modelo no Excel com uma Tabela Periódica Interativa que "linka" os elementos nela presentes a algumas de suas propriedades.   Essa Tabela pode ser acessada nesse link . Para utilizá-la de modo mais adequado à proposta, selecione a aba "GERAL", localizada na parte inferior da planilha, e navegue pelos elementos disponíveis na Tabela Periódica - clic

USO DA INTERNET

Imagem
COMO OS ESTUDANTES USAM A INTERNET?   O informativo "PISA in Focus" da OCDE - de julho de 2016 -, relata um interessante - e preocupante para nós - estudo sobre o uso da internet por parte de estudantes de diversos países.   Há um certo consenso, hoje, que a internet é um importante instrumento de informação/conhecimento, diversão, comunicação e entretenimento.  Porém, esse estudo traz a tona uma importante reflexão a todos, especialmente a nós educadores: está se fazendo um bom uso da web? Estamos aproveitando bem tudo que ela nos oferece? E os nossos estudantes, como a utilizam? Nessa perspectiva, o PISA - acrônimo de Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, em português - realizou um estudo - publicado no informativo PISA in Focus n° 64 - com estudantes de alguns países para encontrar essa resposta. De acordo com esse estudo, " a maioria dos estudantes, na atualidade, tem acesso à internet, mas muitos não sabem tirar vantagem desse recurso &qu

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Imagem
VOCÊ CONHECE O MODELO SAMR?   Esse acrônimo significa: Substituição, Aumento, Modificação e Redefinição. Trata-se de um modelo de aplicação de recursos tecnológicos em educação que está "graduado" do modo mais simples - que nada ou pouco altera o engajamento e a transformação do que se pretende ensinar em relação aos métodos tradicionais, ou seja, sem tecnologia - (S), até o mais engajador e transformador (R) que, literalmente, redesenha o original, tendo como objetivo desenvolver a criatividade, o senso crítico, a colaboração e outras importantes competências e habilidades desse século. Assista ao vídeo nesse link e comece a aplicá-lo em suas aulas dentro das suas possibilidades. Os resultados virão mais rápido do que você imagina. Enjoy! Prof. Carlos Sanches

PESQUISA EDUCACIONAL

Imagem
"Conselho de classe 2015: A visão dos professores sobre a educação no Brasil.": Uma pequena análise de alguns pontos abordados nessa pesquisa     A pesquisa "Conselho de classe 2015: A visão dos professores sobre a educação no Brasil", encomendada ao IBOPE Inteligência pela Fundação Lemann e com o apoio do Instituto Paulo Montenegro, revela importantes pensamentos e opiniões de professores do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas de áreas urbanas do Brasil. Nela, quatro temas se destacam: Acompanhamento psicológico Defasagem  Fortalecimento da profissão Formação continuada Vamos destacar e comentar - colocando diversos questionamentos para debate, nunca impondo pensamentos ou opiniões - alguns desses temas e seus desdobramentos iniciando - em destaque - com declarações ou citações da pesquisa. INDISCIPLINA " A falta de acompanhamento psicológico para os alunos que precisam " e a " indisciplina " foram apontadas com

ENTREVISTA

Imagem
ENTREVISTA COM CLÁUDIA COSTIN   Em entrevista concedida ao site Um Brasil - publicada em março desse ano em vídeo -, a atual Diretora Global de Educação do Banco Mundial, comenta vários temas importantes que devem ser discutidos pelos educadores brasileiros   Vários pontos chamam a atenção nessa entrevista da educadora Cláudia Costin. Alguns são bem conhecidos dos educadores brasileiros; outros, creio eu, nem tanto. Independentemente do conhecimento a respeito dos temas tratados por ela, alguns pontos merecem destaque e devem, na minha opinião, ser debatidos com a urgência pertinente a cada um deles. Segue, abaixo, uma lista com algumas das ideias e pensamentos da Cláudia Costin expressados durante a entrevista - alguns polêmicos - que podemos começar a discutir por aqui.  "O desafio, agora, é sair do processo de massa, quase fabril, de ensinar a todos de uma maneira igual - professor escrevendo no quadro e os alunos copiando, independentemente das habilidades e tal

INOVAÇÃO

Imagem
PREFEITURA DE SALVADOR + GOOGLE = INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO   Você já ouviu falar da Escolab? Trata-se de um projeto inovador na educação - Escola Laboratório -, resultado da parceria entre a prefeitura de Salvador - através de sua secretaria de educação - e a Google. O projeto, inicialmente, vai abarcar apenas o ensino fundamental. Os pontos principais são aqueles que já são propostos pelos educadores incentivadores do uso das novas metodologias de ensino e da tecnologia na educação há algum tempo: transversalidade, interdisciplinaridade, aluno como centro da aprendizagem, projetos, resolução de problemas, habilidades com a tecnologia, autoria, colaboratividade entre outros. Vamos torcer para que esse tipo de iniciativa dê certo, com a capacitação docente adequada e implementação eficiente e eficaz. O blog TecnologiaEducaBrasil estará monitorando esse projeto para futuras considerações. Para saber mais a respeito, clique aqui . Até breve! By Prof. Carlos Sanches    

EDIÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO

Imagem
DUBLAGEM DE VÍDEO EDUCATIVO   Você já pensou em dublar um vídeo para torná-lo mais acessível e, até, porque não, chamar a atenção de seus alunos por ser você o dublador? Vídeos dublados e legendados pelo próprio professor, além de contribuir com a acessibilidade, podem aumentar o engajamento pelo "toque pessoal" que se queira dar à dublagem e à legenda - sem alterar o sentido autêntico, é claro. Dublar um vídeo desenvolve no professor algumas habilidades interessantes como o timing da fala e a entonação - de preferência, a mais fiel possível à original. Basta tentar para constatar que não é muito fácil da primeira vez. Com o tempo, treino e algumas tentativas e erros, isso pode resultar, inclusive, em maior "jogo de cintura" e facilidade de comunicação com os alunos. Vale a pena experimentar. Trata-se de mais um recurso didático que podemos explorar.  Para assistir a um vídeo do canal Periodic Vídeos do Youtube dublado pelo professor Carlos Sanche